quinta-feira, março 20, 2008

Andamentos das coisas

O foco agora é em Obi-Wan x Neo: A História de Obi-Wan! O filme terá aproximadamente nove minutos. Hoje, ele está 100% filmado, 100% editado, 25% de efeitos especiais e 0% da parte sonora pronta. Vou até deixar na barra lateral esses indicadores para quem quiser (milhões de pessoas) acompanhar.

O foda desses filmes são os sabres de luz. Vou dar uma geral aqui pra vocês entenderem porque essa porra demora tanto. Um filme nada mais é que uma sequência de fotos. No caso do Experilmes, eu tenho usado a média de 30 fotos por segundo (ou 30 frames por segundo, ou 30f/s).

Para fazer o sabre de luz, eu abro o filme em um programa de efeitos especiais que abre todos esses frames e me permite editar um por um. Aí vem o trabalho chato. Para ficar perfeito, após desenhar o sabre de luz no primeiro frame, eu tenho que atualizar a posição dele em cada frame para dar a impressão de movimento. Ou seja, em um minuto de luta entre duas pessoas com sabre, eu terei 900 frames e terei que atualizar dois sabres em todos essses 900 frames.

Daí a demora. É claro que o programa que eu uso tem umas gambiarras que facilitam o processo, mas, a grosso modo, é um treco muito trabalhoso e entediante.

Depois eu posto umas imagens e faço um tutorialzinho para quem quiser seguir meus gloriosos passos.

Nenhum comentário: